Religiões pelo mundo

Religião: uma necessidade humana

No mundo inteiro e ao longo da história, diversas religiões e crenças surgiram e desapareceram. A religião e a fé é uma necessidade do ser humano, já que, desde o início da humanidade, existem perguntas sobre a existência e o surgimento do universo que ainda não foram respondidas. Desse modo, muitas crenças surgiram, de modo que as pessoas passaram a atribuir certos fatos e acontecimentos à seres divinos.

Com o avanço de estudos científicos, várias perguntas que antes tinham como respostas atividades divinas, passaram a ser respondidas pela ciência. Isso gerou um aumento gradativo de ateus, que buscam a ciência para explicar o que elas não compreendem. Porém a religião e a fé ainda possuem grande influência da vida e no comportamento das pessoas. Além disso, a ciência ainda não conseguiu explicar todas as perguntas existenciais da humanidade, e eu creio que nem conseguirá. Em breve escreverei um artigo explicando minha opinião sobre o assunto.

Religiões pelo mundo

Símbolos de diversas religiões pelo mundo.

Existem milhares de religiões e crenças no mundo inteiro, porém apenas 4 religiões concentram cerca de 90% de toda a população mundial. São elas:

  • Cristianismo: a religião cristã é a que possui mais adeptos em todo o mundo: cerca de 2 bilhões de pessoas. O cristianismo é composto por todas as vertentes que acreditam na figura de Jesus. A influência do cristianismo na nossa sociedade é tão grande que o calendário cristão é o mais utilizado no mundo inteiro.
  • Islamismo: em segundo lugar temos o islamismo, que é uma religião pautada nos ensinamentos do profeta Maomé e que tem no Alcorão seu livro base. O islamismo é frequentemente associado ao terrorismo pelos ocidentais. Porém, existe uma grande discussão sobre o fato de o islamismo pregar o terrorismo ou se ele é uma religião pacífica, distorcida por pessoas que querem espalhar o terror. Estima-se que o islã possua cerca de 1,4 bilhão de adeptos.
  • Budismo: o budismo é uma religião pautada nos ensinamentos de Buda, sendo mais popular em países asiáticos. A estimativa no número de adeptos é bastante difícil, porque tem aqueles que não a consideram uma religião por não ser teísta.
  • Hinduísmo: o hinduísmo é uma religião popular na Índia. Como a Índia possui mais de 1 bilhão de habitantes, sua maioria hindus, a religião possui um grande número de adeptos. Porém o hinduísmo não é muito popular fora do território indiano e proximidades.

Conclusão

Esse foi a nossa primeira postagem. Ela é bem superficial e procura fazer uma breve introdução sobre religiões. Em breve outras postagens irão aprofundar assuntos relacionados à religião, então fique ligado. Abraço e até a próxima.