Como a religião influencia as pessoas

É inegável que a religião influencia a vida da maioria das pessoas. Mas como a religião influencia as pessoas? Essa influência pode ser positiva ou negativa, dependendo do contexto e de como as pessoas tratam a religião. Por isso é importante debater, discutir e estudar as diferentes religiões pelo mundo.

Mas afinal, como a religião influencia as pessoas?

Aqui discutiremos as influencias positivas e negativas da religião. Primeiramente falaremos das coisas boas que ela traz para a vida das pessoas. Depois, das coisas ruins.

Influencias positivas

Existem muitas influencias positivas da religião para aqueles que creem e seguem uma doutrina. Para mim, a principal delas é dar um propósito de vida aos seus seguidores. Muitas pessoas não possuem um propósito de vida bem definido e encontram na religião esse propósito. Algo a que se agarrar e acreditar que faz parte de algo maior que si mesmo.

Outra influencia é dar uma válvula de escape para as pessoas. Atualmente, nos deparamos com muitas notícias ruins que nos faz perder as esperanças na sociedade humana como um todo. Existem até algumas notícias boas, porém o que é mais difundido são as tragédias e tudo quanto é tipo de malfeito. Desse modo, as pessoas veem na religião algo positivo, para manter as esperanças.

Além disso, a maioria das religiões possuem um código moral que deve ser respeitado. “Não matarás” é um exemplo. Acredito que muitas pessoas deixam de cometer crimes e delitos porque temem o castigo divino.

Sem contar que existem muitas instituições religiosas que possuem programas sociais, que ajudam inúmeras pessoas.

Mas como nem tudo são flores, iremos falar agora sobre o outro lado da moeda.

Influencias negativas

Devido ao grande número de religiões diferentes e às diferentes interpretações dadas a uma mesma religião, existem conflitos religiosos em todo o mundo. No passado, várias guerras foram travadas por motivos religiosos. Ontem, dia 27, o Papa Francisco chegou ao Mianmar, país com vários relatos de perseguição religiosa.

Existem também extremistas que utilizam a religião para justificar atentados terroristas. Antigamente, a maior organização que fazia esse tipo de coisa era a Al Qaeda. Hoje, os principal grupo terrorista que utiliza a religião como base é o Estado Islâmico. Você pode entender um pouco mais sobre o ISIS no vídeo abaixo:

Embora eu não concorde com a opinião do autor do vídeo, ele é muito informativo e ajuda a entender a situação como um todo.

Outra influência negativa é a influencia da religião no Estado. A famosa bancada evangélica quer impor suas crenças como leis em todo o país, o que é um grande problema. Vivemos em uma democracia e em um país laico, de modo que querer legislar de acordo com crenças religiosas não está correto. Nos últimos dias houve grande discussão porque uma lei que impede o aborto em qualquer situação está sendo debatida no congresso.  Para mim, o país possui problemas muito maiores que requer mais urgência.

Bancada evangélica em culto na câmara.

Conclusão

Enfim, discutimos aqui como a religião influencia as pessoas. Existem pontos positivos e negativos é obvio, e muitos outros não foram citados aqui. Se você concorda, discorda ou gostaria de acrescentar algo, deixe sua opinião nos comentários. Abraços!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *